Tudo começa lááááááá no jardim de infancia, onde começamos a descobrir o mundo! Lapis coloridos, pinceis, tinta, massinha de modelar, tesoura (sem ponta!), mtaaaaa cola. Tudo é festa! Nosso tempo se divide em comer e brincar!
Ai passamos pro 1° grau! Aprendemos o B+A=BA e a lidar com os números... Com o passar do anos, começamos a aprender outras coisas... geografia, fisica, quimica, historia...
Então chegamos ao 2° grau... E aprofundamos e revemos tudo de demos la 1° grau. Nos matamos estudando estudando pra passar no vestibular... mas não passamos!
Quando chegamos no cursinho pré-vestibular, descobrimos q em 11 de estudo tu não aprendeu metade do precisa pra passar no maldito vestibular... se mata estudando mas sempre se perguntando: pra q tudo isso?
Faculdade!!!!!! Ufa! entrei! É só festa! tinta! lama... até parece q estamos de volta ao maternal... Mas depois que deixamos de ser bixos começamos a ver que tudo q aprendemos até ali é deixado pra tras, e só os conhecimentos mais remotos nos são exigidos. Na metade da faculdade tu já não aguenta mais! Se trabalha na area então... bah! ta vendo na facul coisas q já sabe de cor...
Sempre me perguntei... 11 anos de colegio pra esquecer tudo e passar 4 anos estudando uam coisa a exaustão? E qnto do estudamos levamos pra vida? e o modo como é apresentado, nos ajuda, ou é simplismente pra fazer a prova e nunca mais lembrar??
Acredito q tudo no nosso sistema de ensino está errado:
5 horas de aula sentado? Na 2° hora tu não absorve mais nada....
Os conteudos? Até onde TUDO o q vemos realmente é proveitoso? Não deveriamos ter acompanhamento desde novos, apronventando desde cedo o que cada um demonstra ter maior potencial?
O vestibular realmente prova qm está mais apto a entrar na faculdade?
Ao nos formarmos realmente aprendemos o q necessitamos pro mercado de trabalho?
Dentro de cada curso não deviriam segmentar as cadeiras a partir do 3° ano?
5 horas de aula sentado? Na 2° hora tu não absorve mais nada....
Os conteudos? Até onde TUDO o q vemos realmente é proveitoso? Não deveriamos ter acompanhamento desde novos, apronventando desde cedo o que cada um demonstra ter maior potencial?
O vestibular realmente prova qm está mais apto a entrar na faculdade?
Ao nos formarmos realmente aprendemos o q necessitamos pro mercado de trabalho?
Dentro de cada curso não deviriam segmentar as cadeiras a partir do 3° ano?
E o mais importante: Quando a Educação vai ser levada a sério?
2 comentários:
Concordo com o que foi dito sobre a educação, vou tentar ampliar essa visão.
Eu vou pular o jardim (eu quase rodei no jardim, então prefiro não comentar) e o 1º grau, já que a lys falou tudo ahahaha.
Já o 2º grau (opinião minha), não passa de um erro, pense, o 2º grau só existe para você tentar passar no vestibular, pois a extrema maioria do que você aprende ali é inútil em sua vida. Já olhando a realidade brasileira, o ensino já é fraco e ineficiente pra passar no vestibular, o que obriga as pessoas a buscarem um cursinho, ou seja, pra que um 2º grau nesses moldes?
O segundo grau ao meu ver deveria ser técnico, onde você aprenda uma profissão, pois, infelizmente para alguns, as grandes áreas que empregam (turismo por exemplo), precisam de mão-de-obra simples e qualificada, ou seja, camareira, recepcionista, garçom, instalador, encanador, entre tantos outros possíveis de serem aprendidos em cursos técnicos.
Mas o que mais me intriga no Brasil é o efeito do estudo, quando eu ando pelo centro.
Eu, estudante universitário, andando pelo centro, penso sério sobre como a situação de Porto Alegre e do mundo, sobre como as pessoas não deveriam ter de matar em certos trabalhos pra alimentar os filhos, mas ai eu olho e tem um grupo de pessoas vendendo enfeites e outros fazendo propaganda e uma coisa em comum em todos eles, eles estão sorrindo, estão se divertindo e contando histórias de um lado pro outro da rua.
Então vem a pergunta, quem fez as escolhas certas?
Eu, que estudei e em grande parte do dia passo sério e preocupado, olhando pro futuro e só enchergando um grande borrão, ou eles que não estudaram tanto, mas passam os dias sorrindo e tem todo o prazer quando podem comprar um presente de natal pros filhos.
Olhando este mundo, qual o nosso papel? passamos a vida para construir algo, que no final não utilizamos e esquecemos do ponto mais importante da vida... VIVER
é, camada, concordo com vc e com o guilherme em muita coisa, mas acho que a sua faculdade tem sérios problemas... afinal na minha eu aprendo MUITA coisa que eu jamais ia ver no laboratório e que acaba sendo útil sim! vejo muita coisa que eu não vou usar também, obviamente...
mas a questão é um pouco mais profunda. A faculdade é uma continuação do 2° grau, só que mais específica... ainda é um momento no qual você estuda de tudo (só que agora dentro de uma área definida) e vai escolher o que você pretende usar na vida profissional, dependendo da carreira que seguir. O problema é que isso é, ao mesmo tempo, uma especialização. Você sai de lá pronto pra trabalhar na área escolhida... e em muitas outras também!
Sinceramente, não acho isso errado não! Claro, o método de ensino de muitos professores é uma droga, a grade horária é mal programada... há vários defeitos, mas acho que o conhecimento não deve ser restrito. É muito importante ter uma visão abrangente das coisas... e isso inclui estudar física e matemática quando se quer ir pra humanas ou vice-versa...
Não me interprete mal, acho mesmo que o segundo grau está errado. É tudo uma grande decoreba que você nunca vai usar... mas que não dá pra cortar um monte de matérias e te jogar no mercado de trabalho, não dá mesmo! Até porque a gente já tem que escolher uma faculdade muito jovem... imagina se você tivesse que se adiantar 3 anos!! o que ia ter de gente na profissão errada por aí...
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